palestra Rio Bom panfleto 2.jpg
eu no trabalho 3.jpg
Alexandre José Swib 

Psicólogo CRP12/15333

Reflexoterapeuta e Palestrante

 

“ Não ei de me tornar 

um profissional de viver inútil,

pois toda técnica/terapia

que  eu criar ou desenvolver, 

jamais servirá apenas para

o meu bem e  único usufruir “

(Alex Swib, 22/07/2016)

 

Reflexão da RP

 

"Cuidado para que sua língua

não retransmita aquilo

que seus olhos ouviram,

e muito menos,

aquilo que seus ouvidos

enxergaram" (Alex Swib)

P ÷ R = C

 

 

 
      O ser humano ao nascer, instintivamente usa o choro como forma de comunicação para transmitir algum desconforto. Nesse caso seus sentidos ainda não estão perceptivos conscientemente para informa qual é a sua real necessidade ou desconforto. A partir desse sentido a RP compreende que a maioria dos seres humanos acabam se tornando ER (Emocionais Racionais) em vida, pois se relacionam, caminham e tomam decisões pelo instinto do que estão sentindo no momento. Mas quando o ser humano passa a refletir sobre o que está sentindo antes de se relacionar, caminhar ou tomar decisões, é porque o mesmo se tornou um RE (Racional Emocional), pois o mesmo consegue anular o instinto emocional através da reflexão, e passa a se relacionar, caminhar e tomar decisões pela compreensão do que deve, e não mais pelo fato de querer e poder. Por isso a RP desenvolveu técnicas psiqueativas com estratégias de enfrentamento, afim de que o ser humano se desenvolva um RE. Nesse sintido as técnicas Psiqueativas de enfrentamento da RP não servem para aconselhar sobre o que o paciente deve ou não fazer de sua vida, mas sim, para que o mesmo possa se apropriar das mesmas para despertar seu poder de PRC (Percepção, reflexão e compreensão).

 

 

5 sentidos.jpg

P

Percepção

 

Sensibilidade dos

5 sentidos

(Alto Poder de Sensação)

      Percepção
 
     A percepção ocorre por meio da audição, visão, olfato, paladar e tato, considerados como sentidos humanos, os quais, captam informações do mundo e geram a sensação no primeiro estado compreendido pela RP como: "estado físico". Assim, a sensação pode ser gerada através de sentido ou mais, sendo que a mesma pode ocorrer em forma de conforto como de desconforto. Exemplo: quando o ser humano tem a visão de algo belo e magnifico, é comum lhe aflorar a sensação confortável. Bem como, quando tem visão de algo feio e repugnante, ocorre de lhe aflorar a sensação desconfortável. A percepção quando saudável tem muita sensibilidade e alto poder de sensação. Isso possibilita ao ser humano identificar com maior clareza todos e quaisquer movimentos reais que o mundo faz ao seu redor, os quais automaticamente são transmitidos através de ondas sensoriais para segundo estado o qual a RP compreende como: “estado psicológico”.

 

 

psicologico.jpg

R

Reflexão

Paciencia e Tolerancia no

Estado Psicológico

(Alto Poder de Reflexão)

       Reflexão
 
      Portanto, o estado psicológico saudável quando capta uma sensação desconfortável automaticamente usa o poder de reflexão como filtro. Ou seja, o psicológico com alto poder de reflexão detecta rapidamente se aquilo que foi percebido é significante de absorver, ou é devido barrar e expurgar. por exemplo; se uma leve sensação vier em forma de desconforto, automaticamente o estado psicológico acaba barrando sem gastar muita energia. Mas quando o desconforto é muito intenso, para ser barrado e expurgado, é preciso usar uma boa estratégia de enfrentamento para resolução em forma de compreensão. Uma dessas estratégias, é quando o psicológico se reveste pelo terceiro estado o qual a RP compreende como: "estado de espirito".

 

 

estado de espirito.jpg

C

Compreensão

Paz no Estado de Espirito

(Alto Poder Compreensão)

        Compreensão
 
    A RP compreende que o sentimento de paz no estado de espirito, o (torna) resistente e saudável. Mas para isso o estado de espírito precisa estar carregado de tolerância e paciência para se manter em paz. Deste modo, sempre que o estado psicológico sofrer extremas investidas de sensação advindas do mundo externo, poderá se utilizar da paciência ou tolerância transmitidas pela paz do estado de espirito. Ou seja, deste modo o psicológico consegue um alto poder de reflexão para dar uma resposta adequada frente a sensação desconfortável. Portanto, após encontrar compreensão de como deve agir frente ao adverso, a ser humano sempre evitará responder de forma negativa toda e qualquer provocação, ou evento estressor que lhe vier em ser ofertado. Fato, a RP compreende que até mesmo uma simples brisa quando mal compreendida, consegue causar sensação de desconforto drástico como se fosse uma tempestade. Bem como, quando o ser humano age pela compreensão frente a uma extrema  tempestade, com certeza encontrará alto grau de satisfação como se tivesse enfrentado apenas, uma leve brisa.