NÍVEL 1 - “APRECIADOR”
livro-vinho-imagem-destacada.jpg
08a2de9dbc9c409d8960ffe08dd8b97c.jpeg
  A RP compreende que apreciação é quando a pessoa busca por uma bebida alcoólica de qualidade, sendo que a mesma passa por diversas esferas. Entre elas, a harmonização é dos mais importantes. Uma das habilidades do apreciador é compreende como combinar a bebida com pratos de comida, bem como, a uma boa leitura. Essa compressão exige conhecimento e sensibilidade. A cachaça por exemplo é uma bebida de álcool genuinamente brasileira, logo um bom apreciador consegue combinar a mesma com os mais variados e típicos pratos da culinária brasileira. A RP compreende que existe apreciadores de vários tipos de bebida como: cachaça, vinho, cerveja, whisky entre outras. Sendo assim, a RP compreende que o nivel 1 (apreciador) não consome a bebida alcoólica com o intuito de se alcoolizar, mas sim, apenas com o intuito de degustar apreciando a qualidade do produto.

 

NÍVEL 2 - “BEBER SOCIALMENTE”
degustação-de-vinho1.jpg
Como-Degustar-Vinhos-Um-Guia-Simples-e-Rápido.jpeg
  Através do relato dos dependentes, a RP buscou por outra observação, a de observar os comportamentos sociais para compreender melhor o que pode ser considerado beber socialmente. Nesse aspecto a RP compreende que beber socialmente é, quando o sujeito faz consumo de alguma bebida alcoólica e se delimita em parar quando percebe que não deve mais exceder além do que já ingeriu. Caso contrário o mesmo não se perceba, passará dos limites e tão logo começará a provocar danos e prejuízos de si contra outros. Sendo assim, a RP compreende que não se trata da quantidade de bebida ingerida, mas sim, o excedente de sensação alcoólica que oferece efeito de risco ao indivíduo. Lembrando que cada indivíduo é único, e alguns tem mais ou menos resistência aos efeitos que o álcool pode causar em sua mente. Usando deste pressuposto o beber socialmente para a RP é relativo de cada indivíduo. No entanto, cada indivíduo deve compreender até que ponto deve se colocar em sensação alcoólica que não venha lhe colocar em risco de causar ou sofrer danos ou prejuízos materiais ou sociais. Tais aspectos são considerados pela RP como nível 2.
NÍVEL 3 – “ALCOOLISTA CONTROLADOR”
images (13).jpg
_126500912_gettyimages-1323022927.jpg
  A RP compreende que o alcoolismo de nível 3, é quando o sujeito já começa apresentar um grave risco na sua coordenação motora e, grandes alterações em manter a consciência de atenção. Geralmente o sujeito de nível 3, acredita que consegue controlar, mesmo não apresentando a mínima sobriedade. Quando que na verdade, o nível 3 podem apresentar atitudes de euforia, ansiedade, irritabilidade e agressividade. Tudo depende de como está seu estado emocional de momento. Neste nivel  ainda não sofrem consequências graves no organismo, apenas danos superficiais socialmente. Por exemplo: de acordo com a OMS, uma pessoa pode consumir até 15 doses de álcool por semana, sem que sem que isso lhe cause danos à saúde. De acordo com a fala dos pacientes esse dado da OMS se confirma, pois, os mesmos antes de se tornar alcoólatras tinham esse costume na sua grande maioria. Então o indivíduo nível 3, já apresenta risco de sofrer ou causar danos significativos a si ou a outros, este não deve operar uma máquina ou dirigir nenhum tipo de veículo, muito menos o de transporte.
Geralmente pessoas nível 3, corre alto risco de se tornar um nível 4.

 

NÍVEL 4 – “ALCOÓLATRA”
quais-os-tipos-de-alcoolatras.jpg
screenshot-20221107-162351-whatsapp_ai1.jpg
   A RP compreende que quando o sujeito chega ao nível 4 é, quando consumo de álcool passou a se tornar constante e em grandes quantidades. A partir disso, o sujeito passa a sofrer complicações em virtude do consumo exagerado. Quando o sujeito chega ao nível 4, é porque desenvolveu dependdencia crônica, e já não apresenta mais condições de trabalhar ou até mesmo se relacionar integralmente com a família ou sociedade.  Indivíduos deste nível precisam de ajuda para evitar danos ainda mais graves à própria saúde. A RP compreende que a dependência de álcool é muito complexa, pois a mesma é causada por diversos fatores, por isso é importante e necessárias intervenções psicoterapêuticas e em alguns casos até mesmo psicofarmacológicas. Importante após a internação e desintoxicação em comunidade terapêutica o dependente fazer um pós-tratamento, bem como participar de grupos como os Alcoólicos Anônimos ou outro de autoajuda que possa auxiliar em lidar com a dependência.

 

NÍVEL 5 – “NEGACIONISTA”
53da2fc0d0accf58c8bb8dad9c7adec01812e74a115e4.jpg
image.jpg
   A RP compreende que os sujeitos que chegam ao nível 5, o consumo de álcool já passou a gerar problemas físicos tais como: gastriteshipertensão arterial, Úlceras, hepatites,  cirrose, pancreatite e acidentes vasculares encefálicos. Já os fatores psicológicos, ocorrem por meio da ansiedade e a perturbação do humor, as quais podem ocorrer independentemente do mesmo estar sobre o efeito de álcool ou não. Estes mesmos se negam a buscar se tratar.
A medicina aponta que quando o indivíduo passa a consumir álcool descontroladamente, tende a forçar o trabalho o fígado, de modo que o mesmo fica sobrecarregado preceisando produzir cada vez mais enzimas para metabolizar o etanol, e isso culmina em uma inflamação crônica a qual se transforma em uma cirrose completa. Outro órgão afetado pelo consumo excessivo de álcool é o pâncreas. O mesmo é responsável pela fabricação de insulina e de enzimas digestivas. O álcool uma inflamação no pâncreas, e essa inflamação pode evoluir para uma pancreatite.
A RP já atendeu alguns pacientes tais sintomas, tanto que a estrutura psicológica dos sujeitos dependentes se apresentava muito diminuída.

 

 

NÍVEL 6 – "ESTADO DE FALÊNCIA"
socrates_e_katia_-_foto_jorge_araujo.jpeg
1-marmam-420x280-1-1.jpg
A RP compreende que quando os sujeitos chegam ao nível 6, a  cirrose já causou lesões principalmente no fígado, o qual passou a perder sua função e passou a sofrer falência completa e, quando isso ocorre não há cura, a não ser, fazer um transplante. Sendo que muitas vezes, nem mais o transplante de figado resolve.