A RP compreende que o nivel 1 em dependência de substancias químicas (cocaína ou maconha), porém, ao se manter em uso, o mesmo passa a sofrer ou causar danos significativos nas relações afetivas. Por exemplo: o álcool por ser considerado algo licito, tanto que existem inúmeras propagandas a favor de seu consumo, por sua vez causa danos velados, enquanto que a substancia química por ser considerada ilícita, sendo que sua comercialização perante a lei, é considerada crime grave. Outro fator negativo contra os usuários de substancias químicas é o olhar da sociedade, que os vê com descriminação, pois são considerados apenas drogados.
A RP observou que usuários iniciantes acham ter o controle do uso, porém, não conseguem perceber que a falta da substancia lhes causa ansiedade, euforia e irritabilidade sem motivos aparente. Diante disso, tentam disfarçar por meio de mentiras, ou a fuga quando se colocam em isolamento. Segundo a compreensão da RP o nível 1, no início do uso, ainda consegue se manter no trabalho, se relacionar com certa dificuldade com o meio familiar e social. No entanto, o mesmo não percebe que está tendo de viver por meio de disfarce comportamental por meio de mentiras as quais, consequentemente são derrubados pela verdade. Na compreensão da RP usuários considerados nivel 1, ainda tem chance de “parar enquanto é tempo”, porém, precisam buscar por ajuda profissional o quanto antes, pois caso se torne um nivel 2, pode ser tarde demais.
NÍVEL 2 – "CONSTÂNCIA DE CONSUMO"
A RP compreende que quando os usuários chegam ao nivel 2, desenvolvem necessidade de maiores quantidades e, uso constante. Neste nivel, não apresentam mais condições de trabalhar, passam a viver conflitos familiares, perdem a consciência devido ao intenso desejo de permanecer somente no uso da substancia. Indivíduos deste nível precisam buscar por internação em comunidade terapêutica o quanto antes, para que possam evitar danos ainda mais graves à saúde mental e física. Varia muito muito de um usuário para outro, mas alguns dependentes de substancias químicas com menos resistência no organismo, chegam desenvolver sintomas considerados esquizofrênicos muito intensos tais como: ouvir vozes de comando, paranóia de perseguição e vultos ocasionados por alucinações. Nesse caso um psicodiagnóstico é importante para que o mesmo possa ser encaminhado, a fim receber intervenções de acordo com os sintomas que esteja apresentando no momento. Importante após a internação e desintoxicação em comunidade terapêutica, que o dependente possa fazer um pós-tratamento, bem como participar de grupos como o NA (Narcóticos Anônimos) ou outro de autoajuda que possa lhe auxiliar em lidar com a sua dependência.
NÍVEL 3 – "DESISTENTE"
A RP compreende que usuários que apresentam nível 3, já se encontram profundamente ao uso de crack. Pois estes passam a apresentar danos psicológicos profundos, como falha na interpretação dos próprios sentidos, a grande maioria que se encontra nesse nivel, referiu e justificou que não tem mais jeito para si, a não ser, fezer uso de drogas até o fim dos próprios dias. Estes passam a aceitar viver em situação de rua fazendo dela como sua casa. Na situação de rua, passam a recolher reciclados, bem como também pedintes de esmolas nas sinaleiras da cidade. Alguns buscam se mostrar sempre carismáticos e falantes em demasia, pois estão sempre referindo ter grande conhecimento sobre a vida e o mundo. Outro aspecto relevante é que estes passam a ser velhos conhecidos de Comunidades Terapêuticas, pois através das mesmas chegam a ter 30 ou mais internações. Alguns chegaram a referir que buscam se internar apenas para recuperar energia devido ao esgotamento do uso. Assim que acham estar com energia suficiente, voltam as ruas para continuar consumo.
NÍVEL 4 – "ESTADO VEGETATIVO"
A RP compreende que quando o usuário chega ao nivel 4, passam a apresentar sequelas e doenças mentais muito graves, com seguidas ocorrências sintomáticas de depressão, psicoses e esquizofrenia.
Fisicamente passam apresentar queimaduras nas mãos, boca e deterioração dos dentes devido ao uso constante do crack. Passam a sofrer outros danos físicos devido a violência na disputa por drogas. Sendo que em alguns casos de violência, um usuário acaba assassinando outro usuario. A RP compreende através de suas pesquisas que quando os usuários que chegam ao nivel 4, infelizmente podem ser considerados usuários de estado vegetativo.