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Programa de prevenção:

Drogas, não entre Nessa!

 

O programa da RP de prevenção as drogas nas escolas, objetiva oferece tanto aos alunos quanto aos professores uma melhor compreensão de quais os fatores podem levar uma criança a ter o primeiro contato ou uso com algum tipo de substância psicoativa. Segundo os resultados do estudo/pesquisa que a RP desenvolveu em 5 anos, é inevitável que haja um programa de promoção da saúde e a prevenção do uso de drogas nas escolas. Destaca-se que os acolhidos quando questionados como ocorreu o primeiro uso de substâncias psicoativas, as respostas de modo geral dos 1200 revelaram que, 1153 acolhidos fizeram o primeiro uso de substância psicoativa, antes ou igual aos 13 anos de idade. Segundo os motivos que os levaram a fazer o primeiro uso, foi a curiosidade e a influência de amigos mais velhos, considerados os mais descolados na escola. Ou seja, a escola deve ser apenas espaço para que os alunos desenvolvam maior reflexão e formação de valores sociais. Para isso a RP desenvolveu um programa para que seja evitado a experimentação, treinando os professores para compreender quais são os fatores de risco e qual reforço deve ser desenvolvido para servir de fator de proteção. Nesse contexto a RP vem oferecer aos professores técnicas psiqueativas de poder de percepção e observação para compreender melhor o comportamento de seus alunos. Enquanto que para os alunos a RP oferece técnicas psiqueativas para que os mesmos possam desenvolver melhor seu poder de reflexão, desenvolvimento e questionamento crítico a tudo de novo que lhe aguça a curiosidade.

     Nesse aspecto a RP se utiliza de técnicas psiqueativas, para dar compreensão de como se relacionar de forma saudável com os seguintes fatores:

 

  • Curiosidade;
  • Influência de amigos;
  • Solidão;
  • Decepções ou desentendimentos;
  • Fuga da realidade;
  • Abandono familiar;
  • Violência doméstica;
  • Entre outras situações que podem fazer com que a criança fique vulnerável ao uso de drogas;